segunda-feira, 17 de setembro de 2012

As Sombras


As Sombras

Existe em nós uma quantidade enorme de aspectos: você tem um lado triste e alegre, filósofo, entre outros, como também possui várias potencialidades latentes, tais como poder ser um poeta, um escritor, ter capacidades intelectuais acima da média, dons para se comunicar com outras esferas ou dimensões, ter uma sexualidade exacerbada, a lista não tem fim. E cada pessoa nasce com uma variedade especifica de aspectos. A essa combinação única em cada um eu chamo de essência.
    Só que, num contexto sociocultural, somos motivados a viver quase em total desacordo com nossa essência. Então, pegamos um monte de pedaços de nós mesmos que a sociedade, família ou grupo social não aprova e escondemos. E o fazemos tão bem que nem sabemos que tínhamos aquilo em nós. Muitas vezes, deletamos capacidades antes mesmo que elas se desenvolvam e tudo isso para sermos aceitos, bem vindos e bem vistos pelos olhos dos outros. Esse lugar, o depósito de sucata onde deixamos morrer à míngua tantas formas de nós mesmos é conhecido como “As Sombras”. E tudo que é enviado para as sombras se transforma em monstro.
Dessa forma, todas aquelas potencialidades e dons que nascem em nós podem parar nas sombras e nos assombram para o resto das nossas vidas. Para que fique mais claro, vejamos alguns exemplos corriqueiros na vida dos homens em particular e, depois, na das mulheres, pois, geralmente, homens sofrem repressões em sua essência que as mulheres não sofrem e vice-versa.


Aspectos que os homens levam para as sombras

Os homens são ensinados a não sentirem nada, não podem demonstrar fraqueza, dor, medo ou romantismo. São incentivados por frases como “quem é homem não chora, cara!” ou, então, são intitulados gays só porque demonstram sinais de sensibilidade artística ou por se mostrarem verdadeiramente apaixonados por uma mulher. Enfim, quaisquer evidências de refinamento e até mesmo de inteligência são considerados ofensivos e são, portanto, censuradas.  
Mas para onde você acha que vão todos esses sentimentos que esse jovem rapaz oprimiu e deixou de expressar? Eles vão para o lado negro, onde a luz não chega mais. Um dia, contudo, esses aspectos voltam, mas complemente deformados. Voltam com uma acidez enorme, com raiva, agressividade, etc.


Aspectos que as mulheres levam para as sombras

As mulheres sofrem um golpe mais severo que os homens, pois, além de podarem uma quantidade enorme de potencialidades, elas ainda matam quase por completo a energia primordial de todos os seres do planeta: a energia sexual. Não vou me estender muito em se tratando dessa energia, pois seria necessário um artigo inteiro dedicado somente a ela, portanto, me aprofundarei nesse assunto em outro post. Mas posso te garantir que o tolhimento dessa energia tem consequências devastadoras para o psiquismo e para físico de qualquer ser vivente, bastando apenas que você observe o que acontece com um animal que é castrado: ele perde todo o brilho e agressividade. As mulheres, embora não sejam castradas fisiologicamente, são circuncidadas na alma, o que tem os mesmo efeitos do procedimento físico. Agora você entende o porquê de tantas mulheres não conseguirem engravidar ou então de passarem meses ou até anos tentando, de mulheres frigidas, que não conseguem ter orgasmos. Claro que existem muito mais coisas que não vou expor aqui agora, afinal, o texto é apenas para iniciar o leitor, para que se entenda uma das causas pela qual estamos aprisionados a um ciclo de desarmonias sem fim. 

Imagine alguém que não tem a intenção de fazer nada de mal para você. Algo que, na verdade, era uma das suas partes mais nobres que apenas te engrandecia e trazia felicidade e que, mesmo assim, foi obrigada a viver nas trevas, no frio e no esquecimento. Imagine a revolta que você sentiria se isso lhe acontecesse.
Agora, esse jovem rapaz ou moça, já com 15 anos de idade e com a maior parte da sua essência vivendo nas sombras, se sente perdido, nervoso, agressivo, se rebela com tudo e com todos, afinal, ele quer se vingar daqueles que sufocaram sua alma. A escola é seu alvo predileto, pois é o maior opressor de todos. Seus pais também merecem sofrer, pois nunca prestaram atenção nele e o entregaram de mãos beijadas ao sistema. Mas torturar os outros não alivia seu tomento. Ele continua ouvindo o uivo dos lobos em sua cabeça, pois as sombras nunca dão trégua.
Aqueles que não suportam a Guerra dos Demônios dentro de si geralmente se entregam às drogas e a outros processos de autodestruição. Aqueles que fingem que sobreviveram se tornam zumbis. Com corpos e mentes deformados, esses adultos seguem com suas existências sonâmbulas, vivendo de pão e circo, de novela em novela, de copa do mundo e cervejinha. Mas seu olhar pesado e expressão carrancuda dão uma boa idéia do seu grau de infelicidade. Entretanto, aqueles que conseguem realmente trazer da escuridão todas as suas partes, estes usufruem de uma paz vitoriosa, inquebrantável e possuem aquela expressão que só vemos nos olhos de um leão.


Mas, e agora?

Agora é hora de renascer, de fazer as pazes com suas sombras. Resgate-se, veja e sinta o que você escondeu de você mesmo. Mas faça isso sem sofrimento, se perdoe, faça o caminho inverso, afinal, está tudo aí dentro esperando pela chave que você tem em suas mãos.
Continue lendo o blog, pois, cada texto aqui postado é uma peça para montar o quebra-cabeça. Mas lembre-se que os artigos que você encontrar aqui servem apenas para aguçar sua vontade de pesquisar mais profundamente o seu ser. Agora saia e beba toda a tempestade!


Autor: Roger Ramos    Tel: 31 9155 9682
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário